Páginas

sexta-feira

São Nicolau - 6 de Dezembro, mas não só !

Esta é uma outra linda História de Nicolau - santo tão amado ( e esperado ) pelas crianças na Alemanha e países de cultura germânica e também nas escola Waldorf, onde todos os anos ela vai visitar e deixar suas dádivas : pão de mel, nozes, maçãs, e frutas secas... São Nicolau Taumaturgo da cidade de Mira, da província de Lícia, é um santo especialmente querido pelos ortodoxos, e em particular, pelos russos. Ele ajuda ràpidamente em diversas calamidades da vida e perigos das viagens. Ele nasceu na Ásia Menor no final do séc. III. E desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e aproximou-se do seu tio, bispo da cidade de Patara e ainda jovem foi ordenado sacerdote.
Após a morte dos seus pais, São Nicolau herdou uma grande fortuna a que começou a distribuir entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe. O seguinte caso mostra, como ele ajudava aos infelizes:
Havia na cidade de Patara um rico comerciante com 3 filhas. Quando as suas filhas chegaram à maturidade, as transações comerciais do pai delas fracassaram e ele chegou à completa falência. Daí ele teve uma idéia criminosa de usar a beleza das filhas para conseguir meios de sobrevivência. São Nicolau ficou ao par do seu plano e decidiu salvar a ele junto com as filhas de tal pecado e vergonha. Aproximando-se durante a noite à casa do comerciante falido ele jogou na janela aberta um saquinho com moedas de ouro. O comerciante, achando o ouro, com grande alegria preparou o enxoval da filha mais velha e arranjou-lhe um bom casamento. Passado um pouco de tempo, São Nicolau novamente jogou na janela um saquinho com ouro, o suficiente para o enxoval e o casamento da segunda filha. Quando o São Nicolau jogou o terceiro saquinho com ouro para a filha mais nova, o comerciante já estava à espera dele. Prostrando-se diante do Santo, agradeceu com lágrimas pela salvação da sua família de um horrível pecado e vergonha. Após o casamento das três filhas, o comerciante conseguiu recuperar os seus negócios e começou a ajudar aos próximos, imitando o seu benfeitor.

Estas são histórias que podem ser contadas a qualquer tempo, não é verdade ?
Um beijo carinhoso, Betty

3 comentários:

  1. feliz Natal amiga.
    estive fora do ar por motivo de mudança e sem net tb. Até breve por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ouvi você contar história. Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Que linda história. Gosto de contar para as crianças.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho ! Obrigada !