quinta-feira

A Galinha Ruiva - uma estória bem curtida

Quando escolhemos esta estória para contar para as crianças do Jardim , não podíamos imaginar que fosse agradar tanto...


Como sempre 1º nós contamos a estória numa rodinha, sem usar qualquer recurso que não fosse a nossa voz, nossa expressão facial e corporal, nossa gestualidade. Procuramos explorar bastante os elementos da narrativa : as curvas melódicas, as pausas, a entonação.E isto foi o suficiente para este 1º contato dos pequenos com a estória, que é a seguinte :
Certo dia a Galinha Ruiva estava ciscado no quintal e achou um grão de trigo.
"-Quem quer plantar este grãozinho de trigo comigo ?" perguntou ela.
"-Eu não ", disse o cão.
"-Eu também não", disse o gato.
"-Nem eu", disse o pato.
"-Muito bem, então eu mesma o plantarei", pensou a Galinha Ruiva. E assim o fez. Passado algum tempo o trigo cresceu e ficou maduro.
"-Quem quer colher as espigas de trigo comigo ?" perguntou a Galinha Ruiva.
"-Eu não", disse o cão.
"-Eu também não", disse o gato.
"-Nem eu", disse o pato.
-"Muito bem, então eu mesma o colherei", resolveu a Galinha Ruiva. E assim o fez.

Ao terminar ela tornou a perguntar :

"-Quem quer debulhar as espigas do trigo comigo ?"

"-Eu não", disse o cão .

"-Eu também não", disse o gato.

"-Nem eu", disse o pato.

"-Muito bem, então eu mesma o debulharei" falou a Galinha Ruiva. E assim o fez.

Ao terminar ela tornou a perguntar :
"-Quem quer ir comigo ao moinho levar este trigo para virar farinha?"
"-Eu não", disse o cão.
"-Eu também não", disse o gato.
"-Nem eu", disse o pato.
"-Muito bem,então eu mesma o levarei" decidiu a Galinha Ruiva.E assim o fez. Quando voltou de lá com a farinha , ela tornou a perguntar:


"-Quem quer fazer comigo um delicioso bolo para o lanche ?
"-Eu não", disse o cão.
"-Eu também não" , disse o gato.
"-Nem eu",disse o pato.
"-Muito bem, então eu mesma o farei"disse a Galinha Ruiva.E fez um bolo bem gostoso, que cheirava muito bem.

"-E agora, quem quer comer este bolo tão delicioso comigo ? Perguntou a Galinha Ruiva."-Ah ! Eu o comerei !" disse o cão."-Oba ! Eu também!" disse o gato.
"-E eu !" disse o pato.
Então, a Galinha Ruiva ficou toda arrepiada, e lhes respondeu :
"-Pois fiquem sabendo que não vão provar nem um pedacinho, seus preguiçosos!" Chamou os pintinhos (e a todos que estão ouvindo esta estória), e repartiu o bolo.


"Entrou por uma porta...saiu pela outra...quem quiser...que conte outra ...!"

Se você deixar um comentário para mim eu ficarei MUITO FELIZ ! COMENTE !

Um beijinho carinhoso , a até a próxima. Tchau,tchau ! Betty

11 comentários:

Juliana disse...

Gostei a historia... pensei em montar um livrinho com essa idéia... adoro criar livros a partir de ideias assim... amei amiga!!!

Beijos!!!

Greice Amorim disse...

Olá adorei seu blog,é maravilhoso. Vou com certeza incluir seu link.
Um beijão.
Greice

Jacirinha disse...

que maravilha esses origamis!!!
beijãooooooo

Lilian disse...

Olá Betty,
seu trabalho é maravilhoso!
Fico muito lisonjeada em você indicar meu blog, obrigada.
Beijos

Ivanise Meyer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivanise Meyer disse...

Oi, Betty
Adorei! Gostaria de adicionar o seu blog nos meus links, você permite?
Adoro origami, fiz um curso pela Prefeitura em 1991 e me apaixonei!
Beijinhos, Ivanise :)

Unknown disse...

Adorei a histórinha da galinha e acho que vou trabalhar isso com as crianças do meu maternal I e assim eles terão uma noção dos animais e até fazê-los a imitar os som deles...
Beijinhos
Renata (Santos - SP)

Anônimo disse...

Adelina/4ºsemestre de Pedagogia
Olá Profª Betty, foi complicado achar seu blog; conseguir atrvés do google.
Prfª eu sei que a senhora é muito ocupada, mas me ajude em uma historia legal para dramatizar com crianças de oito a dez anos, queremos apresentar em outubro.
Conto com você.
Bjsssssssssssss 26/08/07

Agdah disse...

Eu gostei muito e achei tão lindos os origames, que usei o seu post como referência no meu post de hoje. Obrigada.

Unknown disse...

Gostaria que se possível, vc postasse os passos para fazer a dobradura da "Galinha Ruiva", queria fazê-la com os meus alunos de 4 5 anos!!!!
Obrigada
Luiza

mayara raissa disse...

meu nome e mayara olha eu achei uma beleza a sua historia eu tmb fços livros mais o seu e mt bom...