sábado

O Mingau Doce


Hoje vamos começar a postar o que fizermos nas aulas de Contação de Estórias quando apresentamos a estória "O Mingau Doce " dos Irmãos Grimm.

Como sempre 1º apresentamos a estória sem empregar qualquer recurso, apenas contando numa pequena roda de ouvintes.

O Mingau Doce

Era uma vez, onde foi, onde não foi, uma menina bem comportada, mas muito pobre, que vivia com sua mãe.

Chegaram a tal estado de pobreza que não tinham nada para comer.

Um dia a menina foi ao bosque e lá encontrou uma velha que sabendo da sua miséria, deu-lhe uma panela de presente.

Vocês acham pouco ?

Mas era só dizer : "Ferve panelinha !" para que ela se pusesse a cozinhar um gostoso mingau doce.

E quando a gente lhe dizia:"Pára, panelinha!" ela deixava de cozinhar.

A menina levou o presente para sua mãe e, assim,ficaram livres de passar fome, pois tinham sempre mingau doce à vontade.

Certa ocasião em que a menina havia saído, sua mãe disse : "Ferve, panelinha !" e esta pôs-se a cozinhar, e a mulher comeu até se fartar.

Depois quis que a panela parasse de cozinhar. Mas a pobre mulher estava tão empanturrada de mingau que não houve meio de se lembrar das palavras mágicas . A panela assim continuou cozinhando até que o mingau chegou à borda da panela e caiu para fora. E, assim, encheu toda a cozinha e a casa , e depois, a casa ao lado... e a rua...como se quisesse acabar com a fome de todo mundo. Até que ninguém mais sabia o que fazer e o desespero era grande.

Quando já faltava só uma casa para ser inundada, a menina voltou, e disse apenas : "Pára, panelinha !", e a panela parou de cozinhar.

Mas todas as pessoas que queriam entrar na cidade era obrigadas a abrir caminho comendo mingau !

Entrou por uma porta, saiu pela outra...Quem quiser, que conte outra !!!!

Um beijinho carinhoso, Betty

5 comentários:

Anônimo disse...

maria tereza
passei para deixar bjuuus
seu blog está maravilhoso
bjuuuuus
http://amagiadeaprender.blogspot.com/

Juliana disse...

Ai Betty, tô toda emocionada com o que me escreveu...Foi lindo! Tô até mais animada agora...Muito obrigada...Aquele recado de antes foi de um rapaz que entrou no meu blog por acaso e dizendo ele se encantou comigo...Engraçado né?HEHEHEHE...Ele é de Goiânia tb!

Hj saí e entreguei curriculos em três lugares...Amanha vou entregar mais...Quem sabe né...

Vou te pedir uma permissão, tô meio envergonhada...
Já que disse que sou qse uma filha pra você, posso te chamar de tia? ;)

Beijos de sua amiga!

Ju

Juliana disse...

Ahh adorei a historia do Mingau!!!

Linda, linda, linda!!!

Beijos!

Nani disse...

Oi Betty, seu blog tem me ajudado muito com a educação dos meus pequenos em casa.
Obrigada minha querida.
Beijo carinhoso
Sua amiga
Nani

Unknown disse...

Adoro esta história! Minha mãe lia pra mim está mesma versão quando eu era pequeno. Muito obrigado por diaponibilizá-la.