domingo

O Mingau Doce : Personagens em cena !!!

Depois de prontas as personagens, resolvi utilizá-las para contar a estória.

Uma das mesinhas da sala de aula coberta com panos coloridos serviu de cenário.

A turminha em roda, juntamente com a profª e a auxiliar, acompanhou atentamente o desenrolar do enredo que já conheciam, mas que trouxe como elemento surpresa as bonecas de papelão que fizemos juntos.


A atenção e o silêncio que reinam nestes momentos sempre me surpreendem. É como se ouvissem pela primeira vez a estória. E como curtem...


No final da apresentação aplaudiram entusiasmados, e mostrei-lhes os "kits" com a estória e as personagens que cada um fez, e que agora levariam para casa.

Foi uma alegria enorme, e tivemos que convencê-los a ir para o almoço, e esperar até o final do dia, quando cada um levaria o "seu" Kit para mostras para os pais.

REFLETINDO...

Construir seus próprios recursos para contar uma estória, e ter a oportunidade de levá-los consigo para curtir com a família em casa, podendo contar e recontar a estória utilizando-os , ou empregá-los em outras estórias que conhecem ou que inventarão foi muito importante, e os comentários que fizeram deixaram isto muito claro para nós educadoras.

Valeu a pena ! Apesar do trabalho enorme que isto representou -desde o preparo das peças, o acompanhamento durante a confecção das mesmas até o acabamento das bonecas (cada um fez 3 personagens !!!) - podemos dizer que foi muito bom !

Trabalhamos muitos aspectos pedagógicos, éticos e sociais - que talvez em outros contextos não pudessem ser abordados de forma tão gostosa e efetiva.

É a possibilidade de entrelaçamento dos diferentes aspectos do conhecimento, de compartilhar estes conhecimentos e descobertas , de conviver com outras pessoas- colegas e educadoras - num clima de respeito, afetividade, e curiosidade "científica" que nos faz crescer, aprender e descobrirmo-nos cada vez mais como seres humanos.

É esse novo olhar para a Educação que tenho buscado proporcionar, criando e compartilhando com minhas colegas educadoras dos "Projetos" onde situações criativas, desafiadoras, bem-humoradas e plenas de significado são oferecidas para os "nossos pequenos".

Dar espaço para que eles possam buscar as soluções para as situações que se apresentam, para os conflitos que são normais no relacionamento humano, ter uma atitude menos diretiva, e mais mediadora também tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento ético e da autonomia infantil.

Não importa se a minha "aula" (atividade pedagógica) é de Música ou Contação de Estórias, tudo isto tem que estar contido nela, planejado, pensado, esperado...

"A primeira tarefa da Educação é ensinar às crianças a serem elas mesmas. A segunda tarefa é ensinar a conviver ". Rubem Alves

Um beijinho carinhoso, Betty

3 comentários:

Damaris Westin disse...

oi Betty, gosto demais dos seus cantinhos, e este com certeza vai entrar para os que admiro, obrigada pela visita e volte sempre. bjs

Ateliê da Criatividade (Jane) disse...

Oi querida, como vai?? Espero que esteja tudo bem. Obrigada pelo seu carinho ao visitar meu blog. Hoje eu postei uns fantoches que encontrei em uma revista antiga na minha casa. Passa por e dá uma olhada, veja se você gosta. Que Deus esteja sempre com você e te abençoando cada dia mais!!
Um grande abraço!!

Pra Gente Miúda disse...

Oi querida Betty!

Vim correndo responder seu comentário antes de ir pra escola... Vc é a segunda pessoa que me pede os moldes... mas eu não tenho querida! Eu faço tudo sem moldes... rs... graças a Deus tenho esta habilidade... vi em uma foto na net e copiei direto no eva, fiquei la na frente do PC enchendo o teclado de retalhos... kkk

Mas faz assim, vou tirar um tepinho e fazer uns moldes tá? Daí coloco no blog... bjão!!! Eu gosto de todos os teus blogs...