segunda-feira

Advento ! Advento !


Domingo, 2 de Dezembo de 2007 - 1º Domingo do Advento

"Advento ! Advento ! Uma luz reluz !
Uma após outra anunciando Jesus ! "

Hoje começa um período de preparação para a chegada do Natal - Advento significa "o que está por vir" ou "chegada".


Seria oportuno que durante este período pudessemos criar este "clima de espera", com um certo recolhimento , sem stress ou atropelo, e principalmente que através de nosso exemplo (nossas atitudes e palavras) procurássemos mostrar para as crianças qual é o grande significado desta festa.


A grande mensagem Natalina nos convida à reflexão ética/moral básica que envolve o respeito, o amor, e a valorização do Humano em todos os seus aspectos.

Quebrar o nosso ritmo alucinante, e permitirmo-nos momentos especiais de partilha e criação com as crianças (e outros adultos, se possível) pode ser uma maneira deliciosa e apropriada de vivenciar este período.

Podemos ter como ponto de partida fazer junto com as crinças e demais adultos envolvidos (colegas, pais, e pessoas da Comunidade) um levantamento e uma coletânea de material especifico com o tema "Natal".

A partir daí podemos confeccionar o "Nosso livro de Músicas de Natal" , "Nosso Livro de Versos de Natal", "Nosso livros de Receitas de Natal " , "Nosso Livro de Histórias de Natal " , e assim por diante.

Cada participante poderá contribuir com as ilustrações (desenhos, pinturas, colagens, etc ) que irão personalizar e enriquecer o "Livro".

Uma das histórias que pode fazer parte desta coletânea é a que contei para as crianças esta semana, e que é assim:

"Porque o Pinheiro é a Árvore de Natal "

Quando Jesus nasceu, bem próximo ao presépio haviam 3 árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro. E nesta época não só os animais falavam, como as plantas também, ainda que os Homens não compreendessem suas linguagens. Estavam conversando sobre os presente que dariam ao Menino Jesus, e a palmeira disse assim :-" Eu darei a minha palma mais viçosa para que sua Mãe O proteja do sol forte!" A oliveira que estava carregada de frutos - as azeitonas- completou : - "E eu oferecerei meus frutos e meu azeite para a Criancinha"! E voltaram-se as duas para o pinheirinho perguntando-lhe: - " E você ? O que irá ofertar ?" O pinheirinho muito quieto pensava no que teria de especial para ofertar ao Menino, quando a palmeira dirigiu-se a ele dizendo :"- Suas folhas são pontudas e podem ferir a Criança!" A oliveira por sua vez disse: "-E seus frutos? São secos e duros..." E completaram falando "- Que pena ! Você nada tem de especial para presentear ..." O pinheiro então ficou muito triste e silencioso. "É verdade, pensou. Todos trouxeram presentes para esta Criança: os pastores -lã, leite e até um pequeno carneirinho ! Os reis - ouro , incenso e mirra ! Até a palmeira e a oliveira puderam oferecer algo de si, só eu não tenho como alegrar a Criancinha...Neste momento, as estrelas que cintilivam lá no alto do céu e que haviam escutado toda a conversa entre as árvores começaram a descer bem devagarinho e foram pousando delicadamente nos ramos verdes do pinheiro que foi se iluminando e ficando cada vez mais bonito.Todos se admiraram, e se voltaram para ele, e lá da manjedoura os olhinhos do Menino Jesus de encheram de brilho e alegria. E foi assim que o singelo pinheiro se tornou a árvore do Natal, e todos os anos nesta época as pessoas o enfeitam e o enchem de luzes.

Para ilustrar a história fizemos com os pequenos um origami de pinheiro bem simples (veja diversos modelos de pinheiros, e o "passo-a-passo" no meu outro blog http://aprendizarteatelie.blogspot.com ) .

..."e colorim ,colorado... este conto está acabado ...!"

Com carinho, Betty

3 comentários:

Berê disse...

Betty, obrigada pelo carinho da visita, desejo a você, também, um feliz natal e um ano repleto de alegrias!
Berê

Ateliê Andréia Neves disse...

Olá querida Betty !!!
Obrigada pela visita e pelo comentário. Seu blog continua encantador!!! Parabéns, Te desejo um feliz ano novo cheio de paz, saúde, sucessoe benção!
Um grande e carinhoso beijo
Andréia (Oficina de Idéias)

Ana Lucia disse...

Betty que blog abençoado. Obrigada por dividir essas ideias conosco. Um lindo tempo de Advento pra vc e sua familia. Beijos