terça-feira

6 de Janeiro - Epifanias


Epifanias vem do grego e significa aproximação de uma revelação espiritual, torna-se visível uma luz celestial que parte da revelação de um ser divino.



Assim, nos primeiros séculos cristãos até o século IX, neste dia comemorava-se as Epifanias, como a festa da revelação - a Epifania do Cristo na Terra - o nascimento do ser terreno Jesus de Nazaré , que somente em seu 30º ano de vida recebeu em seu envoltório físico o ser espiritual de Cristo.
Ao longo dos séculos o Natal vem adquirindo mais peso como comemoração, e foi-se perdendo o conhecimento da grande comemoração original da revelação do Cristo no batismo do rio Jordão.
Nos dias de hoje o dia 6 de Janeiro é mais conhecido como o dia dos Reis Magos, uma festividade que tem sua origem na Festa da Epifania da estrela de Belém.

História : "Como os Reis seguiram a Estrela "


Assim os 3 reis puseram-se a caminho. A nova estrela solar os guiava, e em toda parte onde ela aparecia a névoa escura da terra tinha de dissipar-se.


Somente uma vez os reis perderam a estrela de vista. Ficaram sem saber o caminho e nem como achar o Filho de Deus.Isto foi diante de Jerusalém, a grande cidade do rei Heródes.


Ele era um inimigo de Deus , e por isto, à sua volta, a névoa escura era muito densa.


Sem serem guiados pela estrela Baltazar, Melchior e Gaspar entraram na cidade para perguntar sobre o Filho de Deus.


O rei Herodes nada sabia a Seu respeito , mas na cidade havia o grande templo sagrado onde os sacerdotes guardavam um livro muito antigo. Neste livro estava escrito com letras de estrelas tudo o que iria acontecer no mundo.


O rei mau mandou virem os sacerdotes com o livro de estrelas e eles leram para os 3 reis o que estava escrito: o Filho de Deus nasceria em Belém.


Ah, como os 3 reis ficaram contentes quando ouviram estas palavras ! Saíram logo da cidade rumo à Belém.


Mal saíram da cidade a estrela voltou a brilhar adiante deles, guiando-os até o local em Belém, onde José, Maria e o Menino Sagrado os aguardava.


Ajoelharam-se diante d'Ele oferecendo-Lhes seus presentes : o incenso, o ouro e a mirra. E agradeceram ao Filho de Deus por ter trazido à Terra o amor divino, a verdade pura e a vontade de Deus. Prometeram confiar sempre n'Ele.


Créditos : dados sobre a comemoração :" Os Reis Magos"-compilação de Karin E. Stasch ( publicação da autora)


História:"Histórias para as festas do Ano para crianças" contads por Irene Johanson-Ed. Religião e Cultura da Com.de Cristão do Brasil, 1985.


Visitem nossos demais cantinhos e acompanhe a Programação de Oficinas e Cursos : Contação de Histórias , Origami, Pedagogia Waldorf e Arte, e muito mais !!!


http://aprendizarteatelie.blogspot.com/


http://bem-bolado-projetos.blogspot.com/


http://marietta-de-tudo-1-pouco.blogspot.com/


http://feltro-la-pano-papel.blogspot.com/


Estarei em férias por 2 semanas, então... até a volta ! Beijos, Betty

2 comentários:

solange disse...

Olá, te desejo ótima férias. E aproveito pra te ofercer um selinho pois seu blog é muito importante pra mim. Passe lá no meu cantinho e vê se aceita. Bjinhos com sabor de férias, rsrsrsr.

jjdaskdkasd disse...

Olá,

tem um presentinho para você lá no meun blog!