quinta-feira

Índios : Histórias (Verídicas) Contadas e Cantadas

Aqui está um relato de como vivenciei com a criançada da Ed. Infantil esta "Época dos Índios" ( comemoramos uma época inteira, que dura em média 3 semanas, e achamos pouco !!!).

As fotos são as do meu portifólio, por isso estão pouco nítidas...Aqui coloco quase que um "passo-a-passo"do trabalho realizado : contextualização através de cartazes.

Exploramos o cartaz, fazendo inclusive um levantamento que já sabiam sobre os índios.
Foi incrível a participação e interesse da turminha do Jardim.
Levei muitas fotos pois havia visitado Porto Seguro ( e lá tem um Museu Indígena maravilhoso!), Cuiabá e Belém.
Das minhas muitas viagens à Cuiabá ( desenvolvo trabalhos por lá há muitos anos) e à Belém (visitando parentes que moram lá) trouxe muitos instrumentos e objetos indígenas interessantes que foram explorados pela garotada com muita curiosidade.
A "Tribo do Maternal" também aproveitou para experimentar...
e partilhar descobertas.
Buscamos apresentar às crianças- desde o mini maternal até a turminha do Jardim e Pré - o índio verdadeiro, sem caricaturas. Como vive, o que faz, o que come, no que acredita, e algumas histórias e lendas também. O trabalho aconteceu não apenas comigo nas aulas de Música/Artes e Contação e Histórias, mas também diariamente com as professoras de classe :nas aulas de Culinária experimentaram alimentos e pratos típicos ! Foi desenvolvido um Projeto "Muito Além do Arco e Flecha !"

A exposição dos instrumentos que utilizamos está lá no início da postagem.

Foi uma delícia !
Beijinhos de tapioca , Betty

3 comentários:

krika disse...

Olá amiga...quanto tempo!
Estamos cada qual no seu canto lutando com nossas historinhas...né?
Passe lá no projetos para pegar um selinho, tá?
krika

Criando e Copiando Sempre disse...

Oi amiga! Meu cantinho está em festa. Gostaria de compartilhar com você um selinho... Passa no meu blog pra pegar. Beijos

Vilma disse...

Coloquei o seu banner no meu Blog, e estou mandando o selinho Blog nota 10, entre no site, copie-o e cole. Visite o meu Blog(www.cantinhodaluz.com), se vc não quer a sua divulgação no meu Blog, fique à vontade e entre em contato comigo pelo meu e-mail. Paz e Luz!!!