segunda-feira

Estrelas em Greve - Um conto divertido para crianças de todas as idades !

Aceitei bem contente esta tarefa da Mammy do blog "Dedinhos Lambuzados " : uma história para os pequenos relacionada à Astronomia. Algumas adaptações e modificações serão necessárias, claro, mas acredito que esta possa ser uma história bem interessante para introduzir o tema de uma maneira simples, próxima e bem divertida...
"Todas as noites as mulheres se punham diante da TV para ver as novelas. Os homens cochilavam no sofá e a criançada brincava com os computadores.Ninguém tinha tempo de olhar para o céu.
Sem platéia, as estrelas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.A Lua, solidária com as amigas,aderiu ao protesto e também se escondeu.
Foi um fuzuê no mundo inteiro. As galinhas que dormiam com a estrela-d'alva, perderam o sono e deixaram de botar ovos. As corujas pararam de piar. Os tatus não sairam mais das tocas. Os grilos silenciaram. Os anjos da guarda, que desciam à noitinha para ninar as crianças,perdiam-se no caminho.
As damas da noite não abriam mais suas pétalas. No escuro, o vento não enxergava nada e não sabia para onde soprar. Os poetas caíram em desânimo e aprodução de poesia imediatamente cessou.Os agricultores ignorava se era ou não a época certa para semear. As marés, desorientadas, subiam e desciam à deriva.
Então, os homens descobriram que aquilo tinha a ver com o sumiço das estrelas. Chamaram os melhores astrônomos, mas eles não soberam explicar o ocorrido.Convocaram as feiticeiras para resolver o assunto, elas fizeram lá suas mandingas, mas não adiantou nada. A coisa estava realmente preta.
Até que, uma noite, um homem saiu de casa e se pos a contemplar o céu na escuridão. Lembrou que a mãe lhe ensinara a posição do Cruzeiro do Sul. Outro se juntou a ele e recordou as histórias de lua cheia, quando aparecia o lobisomem. Um velho ouviu a conversa dos dois e veio contar que, em criança,tinha visto o Cometa Halley. Apareceu uma mulher e comentou que só cortava os cabelos na Lua minguante.
Outra mulher falou que, havia alguns anos,vira uma estrela cadente e fizera um pedido. O marido ouviu-a e disse que o pedido era ter o amor dele para sempre. Outro homem contou que lhe nascera uma verruga no dedo porque, quando garoto, apontara para as Três-Marias. Aos poucos as pessoas foram saindo de casa e cada uma tinha a sua história para contar sobre a Lua e sobre as estrelas.
Quando estavam todos na rua lhando o céu vazio, as estrelas que os observavam do fundo da noite, apareceram de surpresa, acendendo-se ao mesmo tempo.Foi lindo:parecia uma chuva de gotas prateadas. Em seguida despontou a Lua, com seu brilho magnífico,como um holofote .
Aí todos entenderam o motivo daquela greve.E , imediatamente, decidiram em concenso:podiam ver televisão, dormir no sofá e brincar com o computador todas as noites.Mas, de vez em quando,iriam dar uma espiadinha no céu para ver o show das estrelas."
"...Assim me contaram... e assim eu contei...
e é verdade ou não...eu também não sei !"

Créditos :Conto de João A. Carrascoza ilustrado por Ivan Zigg e publicado na Revista Nova Escola em novembro de 1997

Bjs, Betty !

EM TEMPO: no Dedinhos Lambuzados tem uns mini foguetes muito legais para fazer com a garotada, e no Bem Bolado Projetos tem origamis de estrelas e outros mais. Vale a pena a visitinha !

4 comentários:

Marjory disse...

Ai que coisa mais linda!!!!!! Essa historinha vai dar o que falar com a minha turminha. Gostei demais.
Esse cantinho é especial e agora vou sempre visitá-la.
mil beijos estrelados.
Marjory

Unknown disse...

zika memo essa história tioo adorei le esta hitória vo ler direto !!!!

Anônimo disse...

Lembro de ter lido essa historinha pela primeira vez num livro da escola, tem tanto tempo, foi em em 1997 mais ou menos. Hoje tenho 23 anos e nunca a esqueci, ficou marcada. Muito linda e sábia essa historinha.

Unknown disse...

Adorei essa história, as crianças vão amar!!!