segunda-feira

Histórias para Crianças de todas as Idades ! -África !

Tempo de Copa do Mundo...tempo de África !!!
Para enriquecer ainda mais nossa história, vamos colocar aqui um pequeno vídeo de Uma dupla de Contadores muito conhecida , a do "Baúde Histórias ".
Na verdade o objetivo é mostrar um pouco da estamparia Africana que eles usam em suas roupas, no tipo de roupa ( típica Africana), e no instrumento africano de teclas metálicas e som muito especial - a KALIMBA !

MAHURA - A MOÇA TRABALHADEIRA
Um Conto da tradição Oral de Moçambique

Quando Olorum criou o universo, o céu e a terra viviam juntos e em perfeita harmonia: as gotas de chuva se juntavam às águas das cachoeiras, o vento e a brisa eram companheiros inseparáveis e propiciavam um belo espetáculo formando mosaicos de folhas secas e gravetos, os homens compartilhavam a vida e não havia distinção de credo e cor, pois todos faziam parte de uma única raça: a humana.

Um dia, a terra achou que havia chegado a hora de ter um filho e deu à luz uma bela jovem na aldeia Okulo a quem deu o nome de Mahura, que significa moça trabalhadeira.

Mahura cresceu depressa e logo desenvolveu suas aptidões: trabalhava incansavelmente e com muita disciplina. Durante o dia, cuidava dos ciclos da natureza e, quando o sol se punha, sentava-se ao chão perto de um enorme pilão que usava para triturar raízes, sementes e cascas que serviriam para fazer a tintura colorida que tingia a palha e o algodão que vestia a sua tribo. Só que o pilão que Mahura usava era mágico e, quanto mais usado, mais crescia e, como a jovem era alimentada pelo trabalho, mais vigor empreendia na sua labuta.

Tanto o pilão cresceu que começou a machucar o céu que no início gemia baixinho; mas, não conseguindo suportar as dores causadas pela mão-de-pilão de Mahura, passou a reclamar.
- Céu, sobe mais um pouquinho! - pedia a moça.

Com isso, o céu foi se distanciando, distanciando, se tornando cada vez mais inacessível até chegar a ponto das nuvens não poderem mais brincar livremente e as gotas de chuva não conseguirem mais manter o solo úmido e fértil que foi ficando fraco e pobre. As frutas não mais brotavam nas árvores como flores em buquê e a tristeza tomou conta de tudo.

Também Mahura ficou infeliz e resolveu pedir desculpas ao céu que estava tão inatingível e não ouviu suas lamúrias. Então, a jovem resolveu ofertar um presente, retirou uma pepita dourada do leito de um rio dando-lhe o nome de Sol e, de uma caverna escura, retirou uma pedra redonda e reluzente à qual batizou de lua.

Atirou os presentes bem para o alto, um de cada lado do céu como um pedido de desculpas que aceitou as oferendas, mas preferiu ficar lá em cima, pois era mais seguro.

Assim contaram, assim lhes contei: se dúvida tiverem do causo aqui narrado, olhem à noite para o céu. As estrelas que virão brilhando nada mais são do que as cicatrizes deixadas pelo pilão de Mahura.

******************************----******************************
Mais coisinhas sobre Contadores de Histórias e África, visite : Violino Aprendiz, Tecendo Histórias , AprendizArteAteliê, Dedinhos Lambuzados e Mate- Mágica
Bjs! Betty

5 comentários:

Pinguinho de Gente disse...

Oi Amiga!Estou passando para dizer que seu Blog é um encanto!E te dizer que no meu blog tem selinhos esperando por vc, leve os que mais gostar,inclusive o de amizade!Bjussss

sonia disse...

Muito legal essa história.
Um abraço e bom final de semana.
Sonia

Chris Ferreira disse...

Oi Betty,
linda a história. Gostei do vídeo também.
Muito obrigada pelos comentários.
Ainda tenho que te responder um e-mail sobre cusro de contação de histórias no Rio. Não esqueci, não.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

KidsIndoors disse...

PRA VC LÁ NO MEU BLOG! ABRAÇOS, GISELE

www.kidsindoors.blogspot.com

games disse...

Oi Betty
Gostei muito do seu blog e gostaria de convidar voce a entrar no meu site armazem70.com.br, pois vendo material stockmar, ligados a filosofia waldorf.
obrigada
Priscila