sábado

Lenda das Areias


A Lenda das Areias :

Um rio partiu de sua nascente na montanha distante, e após passar por todos os tipos de territórioschegou às areias do deserto.

Como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele também, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto,só não sabia como.

Então, uma voz vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o deserto, e o rio também pode".

O rio alegou que ele podia precipitar-se contra a areia, mas só conseguia ser absorvido já o vento podia voar, e por isso ele podia atravessar o deserto.

"Chocando-se com violência, da sua maneira habitual, assim você não pode atravessar. Você irá desaparecer ou tornar-se um pântano. Você deve permitir que o vento possa transportá-lo ao seu destino"

"Mas como isso pode acontecer?"

"Permitindo-se ser absorvido pelo vento."

Essa idéia não era aceitável para o rio. Afinal, ele nunca tinha sido absorvido antes. Ele não queria perder a sua individualidade.
E pensou :"Se perder minha individualidade, como saberei se ela poderá ser recuperada?"

“O vento", disse a areia, "executa essa função. Ele eleva a água, a carrega sobre o deserto e depois deixa-a cair novamente. Caindo como chuva, a água se torna novamente um rio."

"Como me garante que isso é verdade?"

"É dessa forma, e se você não acredita, você não pode tornar-se nada mais do que um pântano e mesmo que levasse muitos e muitos anos, certamente não seria a mesma coisa que um rio."

"Mas eu não posso permanecer o mesmo rio que eu sou agora?"

" Não, você não pode permanecer assim", continuou a voz. "Sua parte essencial é levada embora e forma um rio novamente. Você é chamado da forma que você é hoje, porque você não sabe qual parte de você é a essencial."

"Quando o rio ouviu isso, certos ecos começaram a ressoar nos seus pensamentos. Vagamente lembrou que já havia passado por isto antes, mas...como tudo havia acontecido ? Sim, havia sido carregado nos braços do vento. Também lembrou - ou lhe pareceu? - que isso era o que realmente deveria fazer, mesmo que não fosse o mais óbvio."

E o rio elevou seus vapores nos braços acolhedores do vento, que suave e facilmente os levaram para cima e à distância, deixando cair suavemente, logo que alcançaram o cume de uma montanha, muitos e muitos quilômetros de distância.

E porque teve suas dúvidas, o rio pode recordar e gravar mais fortemente em sua mente, os detalhes de sua experiência.

Ele pensou: "Sim, agora eu conheço minha verdadeira identidade."

O rio estava aprendendo, porém as areias sussurraram: "Nós sabemos, porque vemos isso acontecer dia após dia, e porque nós, as areias, nos estendemos por todo o caminho que vão desde as margens do rio até a montanha".

E é por isso que se diz que O Caminho no qual o Rio da Vida tem de continuar a Sua Jornada está escrito nas Areias."

Esta linda lenda eu recebi, e foi retirada daqui .

Espero que curtam como eu.

Bjs carinhosos, Betty

4 comentários:

chica disse...

Muito linda mesmo!Ótimo fds,beijos,chica

Chris Ferreira disse...

Oi Betty,
eu não conhecia essa lenda! Adorei.
Linda, linda, linda.
Obrigada por contar para a gente.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Unknown disse...

Legal passei para conheçer gostei e estou aqui te seguindo para não perder nada.. bjim

Anne Lieri disse...

Beth,eu curti e amei essa linda história infantil!Que grande ensinamento!Bjs,