sexta-feira

São Nicolau - 6 de Dezembro, mas não só !

Esta é uma outra linda História de Nicolau - santo tão amado ( e esperado ) pelas crianças na Alemanha e países de cultura germânica e também nas escola Waldorf, onde todos os anos ela vai visitar e deixar suas dádivas : pão de mel, nozes, maçãs, e frutas secas... São Nicolau Taumaturgo da cidade de Mira, da província de Lícia, é um santo especialmente querido pelos ortodoxos, e em particular, pelos russos. Ele ajuda ràpidamente em diversas calamidades da vida e perigos das viagens. Ele nasceu na Ásia Menor no final do séc. III. E desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e aproximou-se do seu tio, bispo da cidade de Patara e ainda jovem foi ordenado sacerdote.
Após a morte dos seus pais, São Nicolau herdou uma grande fortuna a que começou a distribuir entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe. O seguinte caso mostra, como ele ajudava aos infelizes:
Havia na cidade de Patara um rico comerciante com 3 filhas. Quando as suas filhas chegaram à maturidade, as transações comerciais do pai delas fracassaram e ele chegou à completa falência. Daí ele teve uma idéia criminosa de usar a beleza das filhas para conseguir meios de sobrevivência. São Nicolau ficou ao par do seu plano e decidiu salvar a ele junto com as filhas de tal pecado e vergonha. Aproximando-se durante a noite à casa do comerciante falido ele jogou na janela aberta um saquinho com moedas de ouro. O comerciante, achando o ouro, com grande alegria preparou o enxoval da filha mais velha e arranjou-lhe um bom casamento. Passado um pouco de tempo, São Nicolau novamente jogou na janela um saquinho com ouro, o suficiente para o enxoval e o casamento da segunda filha. Quando o São Nicolau jogou o terceiro saquinho com ouro para a filha mais nova, o comerciante já estava à espera dele. Prostrando-se diante do Santo, agradeceu com lágrimas pela salvação da sua família de um horrível pecado e vergonha. Após o casamento das três filhas, o comerciante conseguiu recuperar os seus negócios e começou a ajudar aos próximos, imitando o seu benfeitor.

Estas são histórias que podem ser contadas a qualquer tempo, não é verdade ?
Um beijo carinhoso, Betty

4 comentários:

krika disse...

feliz Natal amiga.
estive fora do ar por motivo de mudança e sem net tb. Até breve por aqui...

Aninha disse...

Estou passando para desejar uma feliz natal, que Deus te ilumine na sua jornada e 2011 nós possamos ter mais paz neste mundo.

Unknown disse...

Gosto muito de ouvi você contar história. Gratidão!

Unknown disse...

Que linda história. Gosto de contar para as crianças.