quarta-feira

Histórias de Bruxas : indicações e HISTÓRIAS!


Hoje uma s dicas de livros cujas Histórias adoramos contar e espiar !

Bruxa, Bruxa venha à minha festaAutor: Arden Druce
Logo de cara já levamos o primeiro susto: enrugada, orelhuda e com uma verruga na ponta do nariz é a bruxa da capa. Não desista de ler este livro para seu filho por causa disso, pois será isso o que ele mais vai gostar! As ilustrações roubam a cena e permitem que as crianças se divirtam com os convidados desta festa: Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, Lobo e até Chapeuzinho Vermelho! Quando chegarem ao fim da história, saberão quem é a dona desta festa tão bem frequentada!

Cacoete
Autora: Eva Furnari
Na cidade Cacoete todos eram muito organizados. As ruas eram alinhadas em ordem alfabética, as mulheres usavam vestidos de bolinha e os homens calça xadrez com camisa branca. Frido também era um menino organizado e sabia que o presente do Dia dos Professores não podia ser outro: tinha que ser uma maçã. Mas a fruta se esgotou na cidade. Que enrascada! Como ele sairá dessa? Em busca da maçã, Frido vai parar numa casa na floresta e é recebido por uma senhora que assa uma batata no forno. Leia a história e veja o que sairá de lá!

As cartas de Ronroroso
Autores: Hiawyn Oram e Sarah Warburton
Ronroroso Saramago de Bragança, RB, vem de uma família de gatos com boa reputação na arte de servir bruxas. Mas ele tem um grande problema: sua bruxa não quer ser uma bruxa. Em suas palavras: “Ela se recusa a gargalhar como bruxa. Não quer montar em vassouras. Não usa pernas de sapo, olhos de salamandra, asas de morcego em nossas poções. E não quer saber de assustar as crianças”. Passa, então, a trocar cartas com o seu tio, um experiente servo de bruxas, a pedido de bons conselhos e feitiços que façam com que Hilda Bruxilda se torne uma verdadeira bruxa!

A Bruxa Salomé Autor: Audrey Wood
Uma senhora possuía sete filhos. Seus nomes eram: Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira, Sexta-Feira, Sábado e Domingo. Viviam todos juntos em um vilarejo distante da cidade e ajudavam nos afazeres domésticos. Antes de ir ao mercado, a mãe perguntou a cada um deles o que gostaria que ela trouxesse do mercado e avisou-os para não abrir a porta a ninguém. Mas os pequenos não resistiram à tentação de uma visita especial que trouxe consigo um enorme saco de ouro. Imaginem o que aconteceu quando a Bruxa Salomé entrou em sua casa…


Manual Prático de Bruxaria em Onze LiçõesAutor: Malcolm Bird

O próprio nome diz: o livro é um manual prático de bruxaria em onze lições. Se o seu filho é um aprendiz de feiticeiro e sempre quis saber quais são os ingredientes para uma boa poção mágica, qual é o feitiço para ficar invisível,  quais são as maiores travessuras do Halloween e outras curiosidades sobre as bruxas, não tenha dúvidas: no manual ele vai encontrar! Só não se assuste se as bruxarias usarem unhas de pés, caca de nariz e sapos esverdeados!


O Manual da Bruxa para Cozinhar CriançasAutor: Keith McGowan

Nos tempos dos Irmãos Grimm era fácil! As crianças se perdiam nas florestas, pediam informações a estranhos e era simples pregar uma peça nelas e devorá-las num instante! Mas e hoje? Como uma bruxa faria para comer essas criaturinhas? Este é o livro de uma bruxa contemporânea que quer manter a tradição dos contos de fadas. Por isso, passa a frequentar cinemas, faz passeios infantis e conta com muitos ajudantes para conseguir fazer jus à façanha que tornou tantas bruxas famosas.

A Estranha Madame MizuAutor: Thierry Lenain

Imagine só o que você faria se começasse a escutar barulhos estranhos vindos do apartamento de sua vizinha. Pois foi exatamente o que aconteceu com Zoe. Uma menina calada e solitária, que no silêncio de seu quarto foi invadida por gargalhadas e bengaladas que mais se pareciam com bruxarias. Corajosa, a menina invade o apartamento de Madame Mizu para tirar sua dúvida! Se você também tiver coragem, leia o livro e descubra com Zoe se a estranha senhora é mesmo uma bruxa.


As sinopses dessas dicas foram tiradas daqui http://educarparacrescer.abril.com.br/
Sete Histórias para sacudir o esqueleto - Angela Lago

Sete é conta de mentiroso... O número não deve ter escapado a Angela Lago ao selecionar as lorotas - das boas - reunidas neste livro. São casos de assombração (e de esperteza) colhidos na melhor tradição brasileira, narrados numa linguagem que recria o jeito e o ritmo mineiro de contar. Há esqueletos e cemitérios, defuntos falsos ou não, sonho e realidade em interferências mútuas de arrepiar. Mas nada disso dá medo: o suspense e o humor se combinam para desmascarar esse outro plano da imaginação e incorporar a morte ao conjunto das coisas que simplesmente são - em Bom Despacho, a cidade onde tudo acontece, ou em qualquer lugar. Tornada palavra, a morte se deixa narrar, e narrada se torna propriedade de quem a diz. Essa posse, aliás, vem tematizada explicitamente em algumas das histórias. As ilustrações se afinam à perfeição com o texto. São quase esboços, sem carnes ou sem rosto, de uma transparência que tem tudo a ver com o intangível do além.


Sair desta "para uma melhor" não parece ser exatamente o desejo de Zé Malandro, do médico, do ferreiro e de um jovem viajante. O que eles querem mesmo é gozar a vida, e acham que é possível dar um jeitinho de tapear dona Morte. Mas acontece que com Ela não tem conversa mole que resolva. Quando chega a hora, não adianta bater o pé. É o que aprendem os personagens dessas prazerosas narrativas populares recolhidas e recontadas por Ricardo Azevedo neste livro. O médico, por exemplo, faz a Morte prometer que somente seria levado assim que terminasse de rezar o Pai-Nosso. Quando ele anuncia que demorará anos para recitar o final da prece, ela vai embora contrariada. O ferreiro manda sua esposa dizer que ele não está em casa toda vez que a danada bate à sua porta. O jovem viajante abriga-se em uma terra onde a vida é eterna. E Zé Malandro, muito espertamente, encontra mais de uma maneira de enganar sua algoz.
A sinopse veio daqui :http://www.livrariacultura.com.br

A Casa Assombrada"   Uma menina diferente descobre que sua nova casa, em um bairro afastado da cidade, também não é muito normal - na verdade, é assombrada. Mas ela não vê problemas nisso; bruxinha que é, sabe perfeitamente caçar fantasmas e dará as mais inusitadas utilidades para eles, de toalha de mesa a cortina de chuveiro. A japonesa Kazuno Kohara, com colagens em papel branco e linogravuras nas cores do Halloween (preto e laranja), conta uma história de 'assombração' ao inverso, mostrando que a melhor maneira de lidar com os medos é brincando com eles.
A sinopse veio daqui :http://www.livrariacultura.com.br
Esta História " A Bruxa Vitalina " eu adoro. Infelizmente o livro ( da Marcia Frazão ) está esgotado há muito tempo...Conta a vida e peripécias de uma bruxa-avó super-legal que mora num sítio nos arredores de uma cidade grande e que diariamente prepara um lanche para as crianças que vão visitá-la e as ensina coisas super legais.
( Um reconto desta história vocês poderão ler AQUI)


Outras histórias de bruxas você encontra AQUI  , AQUI

Existem muitos e muitos outros,mas desta vez vou ficando por aqui !
Bjs encantados e enfeitiçados !

Um comentário:

Nine disse...

OI, Betty! Ótimas dicas de livro, adoro! E todas muito bem vindas nesses dias de fantasia e de busca pelo que não se entende, não se vê, né?

Querida, muito obrigada pelos comentários sempre tão atenciosos e carinhosos. Minha busca pela escola esbarra nas ofertas, quase não há algo mais alternativo e de qualidade na cidade para onde vamos. Mas estou lendo sobre ensino em casa, e ainda que não vá excluir a escola da vida da Ísis e futuramente do Pedro, penso que posso contribuir ainda mais para o aprendizado dela (e meu tb, lógico).

Beijos!
Nine