quarta-feira

Doce História de Natal: Hansel e Gretel e a Casinha de Gengibre


Todos conhecemos muito bem essa doce e desafiadora história conhecida no Brasil com ...João e Maria !!!

Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para os manter. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta.
Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as crianças para depois comer a sua carne. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima.
Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam atirando-a para dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher tinha morrido, e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas.


O que pouca gente sabe é que provavelmente esta história deu origem à confecção dessas deliciosas casinhas, e tudo parece ter começado na Alemanha, com os padeiros inspirados pela História lá no século XVI...

As 1ªs receitas do "gingerbread" ( pão de gengibre) usado para a confecção das mesmas são bem mais antigas -  da Época Romana  e eram feitos em forma de bolo de mel, em format de  coração e a tradição acabou se espalhando por toda a Europa. 
Com isso os padeiros começaram a fazer em formatos de animais para serem vendidos durante as ferias de natal.
Mais tarde, os imigrantes alemães trouxeram essa  tradição para os EUA.

Para receitas, e outras dicas sobre essas deliciosas casinhas, e como colocar a mão na massa, acesse aqui:
Bom divertimento !
Bjs doces e mágicos !
Betty

Nenhum comentário: