segunda-feira

A Lenda das Rosas Vermelhas


A Lenda das Rosas Vermelhas                         

recontado por Vera Ravagnani

uma lenda árabe que, em tempos, todas as rosas eram brancas…mas...
Em uma linda e quente noite de Primavera, sob a Lua minguante, um rouxinol pousou sobre uma esbelta rosa. Rosa de brancura imaculada. Ficou imediatamente apaixonado.
Até esse dia, nunca se ouvira um rouxinol cantar, viviam toda a sua vida em silêncio, mas o amor pela branca rosa foi tão imenso que uma canção, de uma beleza espantosa, se formou na sua garganta e ele abriu as asas em torno da flor, num abraço tão apaixonado. Ahhhh apertou com tal paixão, que os espinhos dela o feriram profundamente.
Mesmo assim, o rouxinol não afrouxou o seu abraço, continuando o seu canto de amor, cheio de mavioso trinado, até que esvaindo em sangue o pobre apaixonado tombou sem vida.

O sangue que lhe corria das feridas caiu sobre as pétalas brancas da rosa, manchando-as. E desde então, há rosas que nascem vermelhas… e na Primavera, pela noite dentro, ouvem-se os trinados dos rouxinóis cantando as suas canções de amor!

3 comentários:

Firmino Costa disse...

Gostei da história. Conheço um poema "A Lenda das rosas" que falam do mesmo tema mas explicam a mudança de cor de modo diferente:
"Depois de criar Eva, absorto o criador naquela formosura, olhou-a com amor.
Que formas divinais, puras, harmoniosas... Que te darei, mulher! E Deus criou as rosas.
E por ai vai. Se quiser eu te envio.
Um abraço Firmino Costa

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa tarde Firmino. Gostaria de receber essa poesia. Obrigada