terça-feira

Registrando ou...como as crianças nos recontam a estória

Muitas vezes solicitamos às crianças que desenhem a estória que ouviram, porém mais interessante é quando este registro vem espontaneamente na hora do desenho livre.


Os pequenos de 2 e meio a 3 anos costumam contar a estória enquanto desenham.Repetem pequenos trechos, principalmente os diálogos e as pequenas melodias que permeiam a narrativa.O resultado final geralmente é um desenho que revela o "movimento da estória", com muitas cores correspondendo aos personagens e/ou cenários, apesar de tudo estar no mesmo espaço de registro : a folha de papel.(veja o desenho acima).


Crianças mais velhas procuram ser mais detalhistas, e através de seus traços geralmente podemos identificar os personagens ,ou a parte da estória que escolheram representar, mas dificilmente recontam a estória enquanto desenham , preferindo explicar cada "parte" separadamente.(veja o 2º desenho)

Os desenhos apresentados são parte desta atividade que realizamos, a pedido das próprias crianças, quando contamos "O Gatinho e o Ratinho". Olhando atentamente podemos identificar - especialmente no último desenho a presença de todos os personagens da estória.

Uma idéia bem legal é construir com os pequenos uma COLETÂNEA DE ESTÓRIAS contadas (e trabalhadas) durante o semestre ou ano, e deixar a ILUSTRAÇÃO por conta deles.Ao final do semestre ou ano cada um poderá levar para casa o seu livrinho com as suas ilustrações.

Outra possibilidade: para cada estória selecionar - com eles - as ilustrações de que mais gostaram e montar um LIVRO para a BIBLIOTECA DA CLASSE.

Experimente, com certeza será muito rico, e...divertido !
Até a próxima ! Beijinhos, Betty

Nenhum comentário: