sábado

Continuando as muitas maneiras de se contar a mesma estória...


Continuando com a estória do Gatinho e do Ratinho, uma outra opção bem interessante é trabalhar com recicláveis: não custam nada, existem materiais interessantíssimos, em lindas cores e as formas mais incríveis, permitindo que a fantasia e a criatividade tanto dos adultos como das crianças seja estimulada. Podem ser muito trabalhados, ou modificados , ou apenas pequenos toques já são suficientes para que a peça reciclável ganhe a forma do personagem.

Aqui optamos por realizar poucas interferências no material, como podem ver :


Gato : tampa cobre com apenas um rabinho elevado;

Rato: tampa prateada, também com a penas um rabinho;

Vaca:garrafinha plástica branca com tampa preta;

Fazendeiro: pote de desodorante com tampa azul;

Açougueiro: pote de desodorante com tampa vermelha;

Padeiro: pote de desodorante com tampa branca.


O mais incrível é que foram as próprias crianças que "escolheram" qual seria o pote que representaria cada um dos personagens humanos, relacionando a "cor dos chapéus" (única diferença entre eles) com a função de cada um. Sabemos que as cores "falam", traduzem estados, sentimentos, são plenas de significados , e o que aconteceu só vem reforçar esta afirmação.


Contamos a estória apresentando os personagens, e depois providenciamos panos e demais acessórios - como pinhas - para compor o cenário. As crianças se encantaram, e quiseram recontar a estória apresentando um teatro para nós educadoras. Foi muito legal, e elas adoraram. Cada uma escolheu o personagem que iria fazer, pegou o "bonequinho" correspondente, e pronto. Sem ensaio, sem estresse, cada um ia "entrando em cena", falava sua parte, e quando havia algum engano ou esquecimento os próprios colegas ajudavam, corrigiam...e no final tudo deu certo, e todos gostaram muito.


Por hoje é só. Um beijinho, Betty

Nenhum comentário: