quarta-feira

A Galinha Ruiva : quando os pequenos fazem o teatro...!


Para fechar a época da Galinha Ruiva eu levei os personagens e as crianças apresentaram a estória para mim, a Juliana , a Nina (nossa querida e entusiasta auxiliar ), e os demais colegas.

Ajudei-os a preparar o cenário com as mesas e os panos apenas, e 4 coleguinhas sorteados assumiram os papéis e movimentavam os personagens conforme contávamos (todos nós) a estória. Cada um podia contribuir contando um pedacinho da estória, enquanto nossos artistas movimentavam os bichinhos e diziam as "falas".

É incrível como nestes momentos as coisas correm super-bem ! O clima é bem gostoso e colaborativo.Cada um dando a sua contribuição, sem muita confusão ou atropelo ! E as crianças adoram apresentar as estórias !

Foi uma época muito gostosa , que se prolongou devido ao interesse das próprias crianças, que sempre aceitavam e propunham novos desafios .

Não sei quem se divertiu ou aprendeu mais : nós, educadoras ou elas...

Mas uma coisa é certa: alguma coisa mudou entre nós - educadoras e crianças. Os vínculos que já existiam foram reforçados e enriquecidos. Surgiu uma cumplicidade tão gostosa e necessária nos processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem.

Dizem que "nunca ninguém se banha duas vezes no mesmo rio", e eu diria que "nem na mesma estória...!"

Percebo a cada dia a importância e responsabilidade que estão "veladas" no trabalho com as crianças pequenas. Como atividades e atitudes tão simples têm uma repercussão e uma atuação tão profundas nesses seres tão pequenos, e tão incríveis.

Que capacidades para captar,criar e recriar estão escondidas dentro de cada um deles, e têm que ser respeitadas, compeendidas e aproveitadas por nós educadores.

Tudo isto é para mim estímulo e desafio, que procuro encarar com alegria e gratidão - como venho aprendendo com as crianças.

A todos um beijinho bem carinhoso, Betty

Em Tempo: com exceção da galinha - que foi tricotada pelo meu filhote Matheus quando estava no 1º ano da Escola Waldorf - os demais personagens foram confeccionados pela Arteiras Artesãs (contatos pelo e-mail feltropano@gmail.com ).

Não se esqueça de deixar um comentário, sim ? Obrigada !

8 comentários:

Drizita disse...

personagens lindas e ideias fantásticas!!!!!

Drizita disse...

já agora, se ainda não passou passe pelo meu blog

http://dri_educ.blog.com/

Anônimo disse...

Amei ver meus links entre os seus cantinhos especiai Obrigada pela força bjos

Eduardo disse...

otimo blog

otimas ideias

parabens

http://wata-eh-legal.blogspot.com/

Drizita disse...

Deixei no meu blog uma resposta ao seu comentario.
Obrigada pelo sua visita.
Continuarei a visitar o seu blog.. Òptimo!!!!!!

Simone disse...

OLÁ, CADA VEZ TE ACHO MAIS PARECIDA COMIGO, O ANO PASSADO CONSEGUIMOS FAZER TEATRO NA CRECHE MAS ESSE ANO TODOS OS PROJETOS FORAM ADIADOS(CREIO QUE PRA SEMPRE) FAÇO O QUE POSSO NA MINHA SALA BJOS

Anônimo disse...

maria tereza
passei para deixar um bjoooooõ
ADOREI o teatro da galinha ruiva
muito legal
bjooooooooôo
http://amagiadeaprender.blogspot.com/

Juliana disse...

Olá querida amiga !!!
Estava com saudades de vc!
Estou dando um jeitinho no blog...
Um dia chego onde quero!!!
Hehehehehe!!!
E ai, como está?
Espero que bem!!!
Mil beijos e bom restinho de semana!!!