sexta-feira

Quem quer fazer um bolo bem gostoso comigo ?


Naquele mesmo dia combinei com a Profª Juliana para fazermos com as crianças o "Bolo da Galinha Ruiva" na semana seguinte , 4ª feira à tarde.

A turminha mal podia esperar pela semana seguinte, e para diminuir essa espera preparei junto com eles- após as nossas aulas - uma pintura com cola de farinha (a receita está em http://aprendizarteatelie.blogspot.com/ , no mês de julho) para que eu adicionasse a receita e todos pudessem levá-la para casa para experimentá-la com suas famílias.

Aproveitamos a folhas secas que as crianças colheram ao trabalharmos a época do Outono, para enfeitar o cartão-receita, e eles adoraram !.É importante valorizarmos tudo o que os pequenos fazem e trazem, e ao incluirmos as folhas demonstramos respeito pela Natureza e pelo fazer infantil.

Acima estão os nosso cartões receita prontos para serem dobrados e envelopados...
Aqui temos como ficou a receita que cada um levou para casa, com origami da galinha ruiva e tudo !

Os ingredientes já haviam sido providenciados, e fomos todos para a cozinha da escola para o grande evento ! A turminha estava bastante animada - todos falavam , perguntavam e respondiam ao mesmo tempo !!!


Juliana pegava cada um dos ingredientes, mostrava o rótulo com o nome (a maioria deles as crianças já conheciam), e lendo e seguindo as instruções da receita ia despejando na tigela a quantidade indicada, enquanto todos contavam em voz alta : 1...2...3...xícaras de farinha !

O ingrediente mais importante não poderia faltar : uma pitadinha de AMOR !!!


Em seguida veio o melhor de tudo, Juliana convidou as crianças para que -em pequenos grupos - "batessem um pouquinho o bolo também !"

Mais leite foi adicionado, e cada um - de volta ao seu lugar, à mesa - pode experimentar um pouco da massa ainda crua... deliciosa !!!
Enquanto o bolo assava, voltamos para a classe, e como estavam todos - tanto as crianças do período da manhã (para as quais eu dou aulas de Música e Contação de estórias), como as do peródo da tarde, eles me pediram para contar novamente a estória, e desta vez me aprontaram um desafio...

Queriam que eu utilizasse um recurso NOVO ! ...mas acontece que eu não havia me preparado para isto...!

Todos estava sentados em roda me aguardando, olhei para um lado e para outro tentando descobrir alguma coisa que me ajudasse, quando vi o TANGRAN com que eles haviam brincado , e tive uma idéia...

Pois é... e foi assim que o quadrado grande se transformou na galinha, o triângulo um pouco menor no gato, o losango no cão, e o retângulo no pato !

Foi uma tarde maravilhosa !!! Quanta coisa foi apresentada, discutida, refletida.

Todos os "eixos do conhecimento " (as "diciplinas" da educação infantil) foram abordados, trabalhados, de forma lúdica e entretecida -interdisciplinarmente!

Contamos, cantamos,"lemos", provamos, tateamos, cheiramos,vimos e ouvimos, experimentamos, cooperamos,esperamos a nossa vez, cedemos a vez,compartilhamos com os amigos, demos muitas risadas, e aprendemos muito, mas muito mesmo !

Já disseram sabiamente que "tudo o que realmente precisamos aprender, aprendemos no Jardim-de-Infância". É uma grande verdade.

E cabe a nós educadoras proporcionar estas vivências, criar estas oportunidades de aprendizagem e crescimento para nós e para as nossas crianças.

O que aconteceu nesta tarde foi muito especial - tanto em relação às educadoras, como em relação às crianças. Mas, isto é uma outra estória que deverá ser contada numa outra oportunidade...

"Vamos dar a despedida como faz o sabiá, vai saindo e vai dizendo até logo, adeus sinhá !"

Um beijinho carinhoso, e não se esqueça de comentar, sim ? Obrigada, Betty

7 comentários:

Alexandra disse...

Oi, Betty...

Muito legal seu blog... estou adorando as atividades que vc desenvolveu com a história da Galinha Ruiva..

Depois eu vou querer saber sobre as atividades relacionadas ao tubarão tb, heim !!! Não esquece de me contar, ok?

Bjo

Greice Amorim disse...

Muito legal esta atividade e as crianças se divertem muito.
Parabénspelo belo trabalho que realizas.
Beijos♥♥♥
Greice

Anônimo disse...

Betty,Betty...que saudade boa do tempo que trabalhei com crianças pequenas.Eu fazia como voce, e a galinha ruiva ficou tão marcada que as vezes que vou a pequena Matias Barbosa M.G os ex alunos relembram com gostosas gargalhadas.
Seu blog é show!
Visite meu blog que me dará muito prazer.
http://meucantin5.blogspot.com/
Beijoca.Nilda.

Simone disse...

Betty, estou cada vez mais feliz por ter te conhecido, na semana das crianças acho que vou fazer bolo para comemorar o aniversário do Sansão, voce me deu uma ideia maravilhosa beijos

disse...

Oi! Adoro esta maneira de abordar a historia da galinha ruiva....Fico feliz por você passar no meu blog de vez em quando!
Abraço! Isabel

Drica Menezes disse...

q legal mesmo! tuas fotos...as atividades e ideias...parabéns!

Drica Menezes disse...

acho os projetos d vcs muito legais e altamente instrutivos,sou professora e admiro o carinho q vcs demonstram pelo trabalho com crianças e o cuidado de não mostrar os rostos dos educandos! parabéns! bjão!