quarta-feira

O Mingau Doce...preparando as personagens


Hoje vamos postar algumas das imagens obtidas durante o processo de preparação das personagens da estória "O Mingau Doce", pelas crianças do Jardim, na tentativa de mostra um pouco a seqüência em que isto se deu. Acima temos o último passo: não ficaram lindas ?

Já no 1º dia em que contamos a estória as crianças queriam saber "o que vamos fazer pra esta estória ?" É interessante notar como o fato de permitirmos e convidarmos a turminha a participar de uma forma mais efetiva da Contação de Estórias, isto se transforma numa coisa natural e esperada por todos .
Então, durante o tempo em que contamos esta estória íamos paralelamente , e após o horário da contação, "preparando as personagens " para que eles pudessem levá-las para casa, e assim dar continuidade ao trabalho desenvolvido na escola, e convidar os pais a participarem de uma atividade tão prazerosa para seus filhos.
Este preparo envolvia um trabalho de autonomia, coordenação motora, atenção, concentração, noção de espaço, consciência corporal, entre outros - um verdadeiro e delicioso desafio para os pequenos do Jardim.



Depois de recortadas e coloridas pelas crianças, tratei de dar os acabamentos : roupas e cabelos ! O rosto foi mantido conforme as crianças haviam feito, e as roupas foram coladas apenas nos ombros - permitindo que eles visualizassem o corpo que desenharam.

Foi incrível o envolvimento de todos - até a auxiliar de classe e a professora quiseram fazer suas personagens (a menina, a velha e a mãe) - e ajudavam às crianças enquanto confeccionavam suas boneca também . Isto propiciou um clima de confiança, cooperação, troca e diálogo muito gostoso e importante para a formação pessoal de cada um.

Fico pensando: Como simples bonequinhas de cartolina podem exercer tamanho envolvimento e magia nas crianças ?

Um beijinho carinhoso, e até a próxima ! Betty

3 comentários:

Ateliê da Criatividade (Jane) disse...

Olá amiga!!! É um prazer ter vc no meu cantinho, como amiga!! Admiro seu trabalho e obrigada pelo elogio, me sinto honrada!!! Olhei o blog que vc me indicou e gostei muito tbm, espero em breve tbm estar fazendo encomendas de artesanato, pq estou saindo do meu trabalho e chogou a hora do artesanato ser minha fonte de renda!!! Mais uma vez, obrigada do fundo do meu coração!!! E que Deus te abençõe sempre!!!
Beijosssssss

Simone disse...

Betty estou com saudades, espero que esteja tudo bem! tenho mil novidades pra você e mais uma vez parabéns!!

Crescer Sem Limites disse...

Fascinam-me as histórias...!!!
Adorei o trabalho e prometo regressar.
Fernanda