sexta-feira

Depois de ouvir a estória...fazer o pinheiro !


Da 2ª vez em que apresentei a estória de "Como o pinheiro se tornou a árvore de Natal", as crianças já esperavam por "algo a mais". E como estávamos (eu e a Ju do http://bem-bolado-projetos.blogspot.com ) trabalhando a época do Natal tendo como centro a árvore de Natal, resolvemos fazer com elas um origami bem simples , composto por 2 triângulos formados a partir de 2 folhas quadradas dobradas ao meio pela diagonal.Não preciso dizer que aproveitamos para reviver e relembrar alguns "conceitos matemáticos" que já haviam sido trabalhados durante o ano.


Sentamos no chão, cada um recebeu 2 folhas quadradas de papel verde para dobradura. E mostrei como deveriam fazer : pegar 1 das folhas e dobrar ao meio pela diagonal, deixar de lado e fazer o mesmo na outra folha.
É sempre muito importante que mostremos para as crianças "como se faz", solicitando que olhem primeiro, e depois façam, pois elas tendem a fazer junto e muitas vezes isso não dá certo. E que fiquemos à disposição delas , acompanhando-as durante a confecção do origami.
Estimular que "caprichem" em tudo o que fazem é muito importante - e no caso dos origamis, condição básica para "dar certo". Desenvolver nas crianças desde cedo o prazer em fazer e ver coisas bonitas e bem feitas é uma importante contribuição para a sua formação pessoal (ética).
O trabalho em grupo - independente do que está sendo realizado - propicia situações educativas muito especiais : compartilhar, auxiliar ,ensinar, explicar, fazer junto, diverti-se, superar dificuldades, respeitar os ritmos individuais , entre outras.

Um dos maiores desafios para esta faixa etária talvez seja "aprender a esperar a sua vez" . Na foto acima temos um "flagrante " desta rica vivência.


Em seguida cada um colou o pinheiro numa folha de sulfite... e foi servido o almoço.

Quando a cola secou, estes pinheiros foram "decorados" e um desenho completou a cena natalina. O resultado ficou muito interessante e foi para o "Mural" que fica na entrada da Escola para que todos pudessem apreciar !


"...entrou por uma porta saiu pela outra...quem quiser que conte outra!

Um beijinho carinhoso, Betty

4 comentários:

Anônimo disse...

passei para desejar um fim de semana muito especial
seu blog está LINDO adorei suas idéias.bjussss!

http://amagiadeaprender.blogspot.com/

Drica Menezes disse...

já falei e repito: adoro a forma como vcs expoem os assuntos, os projetos e como colocam as fotos preservando a identidade dos alunos....vcs sao um amor, hehehe! bjao! :)

Simone disse...

Betty, desculpe não quis deixá-la tão curiosa, por isso postei duas vezes pensando em vc. Ah! Não vou deixar os xururucas o ano que vem meu projeto foi aceito, mas os de outras categorias,não.
BEIJOS

Greice Amorim disse...

Miga fiz as aixinhas e te enviei os códigos por e-mail.
Beijos
Greice