domingo

Educação Waldorf e Ritos de Passagem

(placa com o nome a escola, bem na entrada, e flores...!!!)

Hoje vou contar uma história muito especial: a vivência linda que tive na Escola em que trabalho, ministrando as aulas de Iniciação Musical para os alunos de Jardim e do 1º ano.

A Educação Waldorf (pedagogia que se baseia na Arte , e na Arte de Educar idealizada e desenvolvida por Rudolf Steiner) tem como preocupação o Ser Humano e seu Desenvolvimento Integral ( abarcando os aspectos físico, anímico ou psicológico e espiritual ou da personalidade).

Sendo este - o SER HUMANO - o ponto central da Pedagogia podemos afirmar que tudo muda: a maneira de ser, sentir, pensar e fazer Pedagogia.

Aqui as Artes, os detalhes, as palavras e os gestos ganham uma importância e destaque muito grandes, e são instrumentos básicos para a formação dos educandos.

Beleza, sutileza, gentileza são os ingredientes fundamentais.

"Ir para o 1º ano "dentro este pedagogia é algo muito importante, um 1º divisor de águas, e por isto merece uma comemoração que "marque" o acontecimento.

Existe todo um cuidado na preparação deste Rito de Passagem.

A Professoa que irá assumir este 1º ano (e será sua professora até o final do fudamental I) prepara um "Portal ou Arco Florido" por onde as crianças irão passar (saindo do lado dos pais e familiares para a Comunidade escolar).

O corpo docente é apresentado aos pais do 1º ano

A Professora de Classe e a de Música do 2º ano e seus alunos preparam "presentes" para receber esses novos membros da comunidade escolar :cantos, músicas e danças.

Os alunos do 1º ano aguardam - junto a seus familiares - que a professora chame um por um pelo nome.Eles atravessam o Arco Florido, e são recebidos por ela com flores e palavras carinhosas. Depois disso sentam-se nas cadeirinhas especialmente preparadas para eles em frente a seus familiares.
Os alunos e a professora do 2º ano fazem o Acolhimento : uma grande roda ao redor do grupo do 1º ano e sua professora ,e cantam uma canção de Boas Vindas.
A professora leva as crianças para a sala de aulas e conta-lhes uma linda história ,em seguida despede-se de todos que retornarão, na 2ª feira, para o início das aulas.

Tudo muito simples e lindo, e estas lembranças dificilmente iremos esquecer...

Com carinho, Betty

7 comentários:

solange disse...

Muito lindo a prática pedagogica desta escola, infelizmente muito rara, não é?
Bjão

Tia Lu disse...

Muito legal! Beijos!!!

Profe Márcia disse...

Olá, já sou visitante assídua do Aprendizarte Ateliê, agora passarei a vir aqui também.
Trabalhei em uma escola que utilizava características da linha Waldorf, é incrível como esta pedagogia é humanista e anímica, é ótima para se trabalhar.
Adorei os cantinhos, estava pensando justamente como montaria os meus neste ano, começo dia 25 e estou com muitos planos.
Sucesso pra ti. Beijão

Anônimo disse...

Muito interessante mesmo, esta forma de educar/ensinar. Concordo totalmente que o ensino precisa de ser humanizado e as crianças vistas como únicas.
beijos grandes e muita paz
Mara

Anônimo disse...

=) Adorei...
Lindo!!!

Therezinha de Jesus disse...

querida Betty Adorei o seu jardim suspenso. Parabens!Em 2008, estarei de volta ao meu blog. Aguarde as novidades.
Beijos .
TeteCunha

Anônimo disse...

olá!!!
adorei seu texto sobre a Waldorf.
estou fazendo meu TCC e este é o meu tema.
tens algum tipo de atividade, nesta linha que possa me indicar ou enviar.

super obrigada, Leticia
paz,amor, sabedoria.

leticiabazzo@ibest.com.br