quinta-feira

Páscoa: Contextualizar... uma forma de contar a história

Sempre que começo a pesquisar, selecionar e preparar o material para trabalhar um tema, Projeto ou uma Época me preocupo em contextualizá-lo para que possamos TODOS aproveitar ao máximo a experiência e as vivências que virão.



Um dos recursos importantes são FOTOS , DESENHOS ou ILUSTRAÇÕES que possam ser manuseadas pelos pequenos, e que portanto devem ficar "disponíveis" e em local de "fácil acesso" para eles.





Estes foram 2 cartazes que fiz e plastifiquei e já usei muitas vezes :coloquei na parede da creche na alturas dos olhinhos e mãozinhas das minhas crianças para que explorassem sempre que quisessem...



(clic na imagem para ampliá-la) CRÉDITOS : Revista Recreio - Ed Abril

...nas salas do maternal e o Jardim de uma escola particular...e até no AprendizArte Ateliê ! (http://aprendizarteatelie.blogspot.com)




O conta um pouco da vida dos coelhos, e o fala-nos sobre o Ciclo de Vida da Lagarta até tranformar-se em borboleta...



Se quiser saber mais sobre o por quê de apresentarmos o Ciclo de Vida da Borboleta na Época de Páscoa vá até http://bem-bolado-projetos.blogspot.com/ e descubra.



Ao contextualizarmos estaremos "contando a história" daquele tema, e dos seres envolvidos ,e assim criando novos vínculos, despertando a curiosidade e interesse, convidando à pesquisa e conversa sobre o tema, vivificando-o e nos apropriando dele.

Esta é uma descoberta que compartilho com vocês, gostaria de saber como vocês vêem e sentem essa contextualização ?

Vou aguardar os comentários e recadinhos, sim?
Com carinho, Betty

5 comentários:

Solange disse...

Eu vi um pouco disso no Atelie e achei muito interressante a contextualização.
Bjkas

Jacirinha disse...

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEXTO SEM DÚVIDA É A MAIOR RIQUEZA QUE VC DISPÕE, POIS ALÉM DE FALAR DE UM TEMA INTERESSANTE, VC TRÁS PARA VIDA DAS CRIANÇAS UMA REALIDADE BEM PRÓXIMA, ASSIM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO SE FAZ DE UMA FORMA PRAZEROSA.
PARABÉNS!!!!
BEIJÃOOOOOOO

Links & Sites - Seleção dos Melhores Sites do Brasil! - disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:
" CANAL 3 " => Blog = Letra C

http://www.lksites.com/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo

Um abraço,
Dário Dutra
- Webmaster -

http://www.lksites.com/
....................................................................

Jane disse...

Olá amiga, como vai?? Como sempre seu blog é uma aula!!! Amo entrar aqui... Bom depois de um tempo sem net estou de volta, aguardo sua visita no meu blog, grande beijo!!!

priscila cristina disse...

Professora, eu gostaria de saber o que é contextualização.por favor me ajude!!!!
a minha professora mandou eu contextualizar o filme os 300 na históriae tou tendo muita dificuldade. depois ela mandou eu localizar no filme trechos que correspondam ao uso das funções gerenciais 9 PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO,DIREÇÃO E CONTROLE
DEPOIS ELA ME PERGUNTOU QUAL O APRENDIZADO RETIRADO DO ENREDO DO FILME?
ME AJUDE MEU SITE, EMAIL É:
priscila_pytty_@hotmail.com
a senhora me resonde?
por favor me respondas tá ?