quinta-feira

Páscoa: Contextualizar... uma forma de contar a história

Sempre que começo a pesquisar, selecionar e preparar o material para trabalhar um tema, Projeto ou uma Época me preocupo em contextualizá-lo para que possamos TODOS aproveitar ao máximo a experiência e as vivências que virão.



Um dos recursos importantes são FOTOS , DESENHOS ou ILUSTRAÇÕES que possam ser manuseadas pelos pequenos, e que portanto devem ficar "disponíveis" e em local de "fácil acesso" para eles.





Estes foram 2 cartazes que fiz e plastifiquei e já usei muitas vezes :coloquei na parede da creche na alturas dos olhinhos e mãozinhas das minhas crianças para que explorassem sempre que quisessem...



(clic na imagem para ampliá-la) CRÉDITOS : Revista Recreio - Ed Abril

...nas salas do maternal e o Jardim de uma escola particular...e até no AprendizArte Ateliê ! (http://aprendizarteatelie.blogspot.com)




O conta um pouco da vida dos coelhos, e o fala-nos sobre o Ciclo de Vida da Lagarta até tranformar-se em borboleta...



Se quiser saber mais sobre o por quê de apresentarmos o Ciclo de Vida da Borboleta na Época de Páscoa vá até http://bem-bolado-projetos.blogspot.com/ e descubra.



Ao contextualizarmos estaremos "contando a história" daquele tema, e dos seres envolvidos ,e assim criando novos vínculos, despertando a curiosidade e interesse, convidando à pesquisa e conversa sobre o tema, vivificando-o e nos apropriando dele.

Esta é uma descoberta que compartilho com vocês, gostaria de saber como vocês vêem e sentem essa contextualização ?

Vou aguardar os comentários e recadinhos, sim?
Com carinho, Betty

4 comentários:

solange disse...

Eu vi um pouco disso no Atelie e achei muito interressante a contextualização.
Bjkas

Jacirinha disse...

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEXTO SEM DÚVIDA É A MAIOR RIQUEZA QUE VC DISPÕE, POIS ALÉM DE FALAR DE UM TEMA INTERESSANTE, VC TRÁS PARA VIDA DAS CRIANÇAS UMA REALIDADE BEM PRÓXIMA, ASSIM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO SE FAZ DE UMA FORMA PRAZEROSA.
PARABÉNS!!!!
BEIJÃOOOOOOO

Ateliê da Criatividade (Jane) disse...

Olá amiga, como vai?? Como sempre seu blog é uma aula!!! Amo entrar aqui... Bom depois de um tempo sem net estou de volta, aguardo sua visita no meu blog, grande beijo!!!

Anônimo disse...

Professora, eu gostaria de saber o que é contextualização.por favor me ajude!!!!
a minha professora mandou eu contextualizar o filme os 300 na históriae tou tendo muita dificuldade. depois ela mandou eu localizar no filme trechos que correspondam ao uso das funções gerenciais 9 PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO,DIREÇÃO E CONTROLE
DEPOIS ELA ME PERGUNTOU QUAL O APRENDIZADO RETIRADO DO ENREDO DO FILME?
ME AJUDE MEU SITE, EMAIL É:
priscila_pytty_@hotmail.com
a senhora me resonde?
por favor me respondas tá ?