terça-feira

Roda da Carambola: um pouco dança...um pouco história !

Nesta é poca estamos trabalhando bastante na Aulas de Música do 1º ano:ensaiando a música e a dança que será apresentada na Festa Junina -dia 28 de Junho, e é um desafio -como tudo que é feito com um grupo de 20 pessoas num espaço que para estes pequenos é "apertado"!


Aqui umas fotos que tirei enquanto a Profª de Classe fazia par com uma das crianças...


"Agora o 1º ano vai chegando devagar...e uma grande e linda Roda já começa a se formar!


Vem lá do Jequitinhonha o que temos pra mostrar, é a Roda da Carambola o que iremos apresentar ! "


Esta foi a "introdução" que eu fiz para que a turminha possa entrar no espaço da apresentação sem atropelos.

O refrão é uma delícia :

"Bate palma pra dentro...oi gira e bate pra fora ...!


...ainda ontem eu vim de lá da Mata da Carambola ! "( e repete)

Para eles o grande desafio é este "vira de cá e de lá", colocar as palmas das mãos direitas e girar ao redor do par enquanto cantam !!!

Os versos são bem divertidos como tudo que é cultura popular - um deles fala assim:
"Tu de lá e eu de cá , ribeirão passa no meio...tu de lá dá um suspiro, eu de cá suspiro e meio !"

Aproveitei para falar um pouco da "história da Música": de sua origem no Vale do Jequitinhonha ( eles adoraram falar esta divertida palavra!!!), do grupo que gravou um CD com esta e outras músicas típicas desta região - "Os Trovadores do Vale", que eles tocam , cantam e dançam, tudo ao mesmo tempo ! Que muitos dos instrumentos que eles utilizam nós temos lá na Escola e utilizamos em nossas aulas também, e daí por diante...

Adoraram ! A professora também ! Agora é só continuar os ensaios - e para isto tenho levado o violão e tocado para eles enquanto dançam. É uma grande farra ! E é isso o que conta - aprender brincando, curtindo, fazendo bonito, e ...dando boas risadas !

Depois eu conto o resto ! Beijinhos carambolados ! Betty

5 comentários:

Juliana disse...

Olá querida, fiquei muito honrada com sua visita em meu bloguinho, amei o seu espaço, contos são tudo de bom, continue esse belissimo trabalho e fique com Deus!

Já te add nos meus favoritos! Bjus

Juliana disse...

Olá, gostaria de saber se vc tem a letra da Musica Roda de carambola, pois não entendo o que diz a letra. E preciso para passar para os meus alunos, por favor, me envie, ficaria muito grata: ju.musicista@gmail.com
Abraços..

Juliana

Wagner disse...

Olá, professora!

Estou ensaiando algumas danças circulares sagradas e rodas cantadas, entre elas, a roda da carambola, eu gostaria de saber se você poderia me fornecer a letra dessa graciosa canção! Acho que a roda ficará mais alegre e divertida se as crianças entenderem perfeitamente o que diz a canção. Me chamo Wagner Bessa e meu email de trabalho é: wbessa_educacaofisica@hotmail.com
Aguardo um contato!
Obrigado pela atenção!
Abraço,

Wagner Bessa
Santos - SP

Anônimo disse...

Olá..
Assim como a amiga Juliana...eu tb estou precisando da letra da "roda da carambola" e se vc puder me passar agradeço.
Um abraço
Cintia
cintia.terapias@hotmail.com

michele disse...

Gostaria muito de ensaiar essa música com meus alunos, mas não consigo encontrar a canção na internet e nem acho o cd aqui na minha cidade. Vc sabe como me ajudar?
Obrigada