terça-feira

Roda da Carambola: um pouco dança...um pouco história !

Nesta é poca estamos trabalhando bastante na Aulas de Música do 1º ano:ensaiando a música e a dança que será apresentada na Festa Junina -dia 28 de Junho, e é um desafio -como tudo que é feito com um grupo de 20 pessoas num espaço que para estes pequenos é "apertado"!


Aqui umas fotos que tirei enquanto a Profª de Classe fazia par com uma das crianças...


"Agora o 1º ano vai chegando devagar...e uma grande e linda Roda já começa a se formar!


Vem lá do Jequitinhonha o que temos pra mostrar, é a Roda da Carambola o que iremos apresentar ! "


Esta foi a "introdução" que eu fiz para que a turminha possa entrar no espaço da apresentação sem atropelos.

O refrão é uma delícia :

"Bate palma pra dentro...oi gira e bate pra fora ...!


...ainda ontem eu vim de lá da Mata da Carambola ! "( e repete)

Para eles o grande desafio é este "vira de cá e de lá", colocar as palmas das mãos direitas e girar ao redor do par enquanto cantam !!!

Os versos são bem divertidos como tudo que é cultura popular - um deles fala assim:
"Tu de lá e eu de cá , ribeirão passa no meio...tu de lá dá um suspiro, eu de cá suspiro e meio !"

Aproveitei para falar um pouco da "história da Música": de sua origem no Vale do Jequitinhonha ( eles adoraram falar esta divertida palavra!!!), do grupo que gravou um CD com esta e outras músicas típicas desta região - "Os Trovadores do Vale", que eles tocam , cantam e dançam, tudo ao mesmo tempo ! Que muitos dos instrumentos que eles utilizam nós temos lá na Escola e utilizamos em nossas aulas também, e daí por diante...

Adoraram ! A professora também ! Agora é só continuar os ensaios - e para isto tenho levado o violão e tocado para eles enquanto dançam. É uma grande farra ! E é isso o que conta - aprender brincando, curtindo, fazendo bonito, e ...dando boas risadas !

Depois eu conto o resto ! Beijinhos carambolados ! Betty

7 comentários:

jjdaskdkasd disse...

Olá querida, fiquei muito honrada com sua visita em meu bloguinho, amei o seu espaço, contos são tudo de bom, continue esse belissimo trabalho e fique com Deus!

Já te add nos meus favoritos! Bjus

Juliana disse...

Olá, gostaria de saber se vc tem a letra da Musica Roda de carambola, pois não entendo o que diz a letra. E preciso para passar para os meus alunos, por favor, me envie, ficaria muito grata: ju.musicista@gmail.com
Abraços..

Juliana

Wagner Bessa disse...

Olá, professora!

Estou ensaiando algumas danças circulares sagradas e rodas cantadas, entre elas, a roda da carambola, eu gostaria de saber se você poderia me fornecer a letra dessa graciosa canção! Acho que a roda ficará mais alegre e divertida se as crianças entenderem perfeitamente o que diz a canção. Me chamo Wagner Bessa e meu email de trabalho é: wbessa_educacaofisica@hotmail.com
Aguardo um contato!
Obrigado pela atenção!
Abraço,

Wagner Bessa
Santos - SP

Anônimo disse...

Olá..
Assim como a amiga Juliana...eu tb estou precisando da letra da "roda da carambola" e se vc puder me passar agradeço.
Um abraço
Cintia
cintia.terapias@hotmail.com

Michelle disse...

Gostaria muito de ensaiar essa música com meus alunos, mas não consigo encontrar a canção na internet e nem acho o cd aqui na minha cidade. Vc sabe como me ajudar?
Obrigada

Unknown disse...

Gostaria muito de ensaiar essa música com minha turminha, mas não consigo encontrar um link aqui na internet para baixar está música e nem acho o cd aqui na minha cidade. Vc sabe como me ajudar?
Obrigada

Anônimo disse...

https://youtu.be/FVsx8qSTgf8