sábado

"Isto também passa..." Um Conto Especial

Queridos Amigos:

O final do ano se aproxima: preparativos para os festejos de uma lado , uma crise internacional que promete muitas mudanças, e a tragédia em Santa Catarina... Convites para muita reflexão. Em meio a tudo isto lembrei-me de uma história que jamais havia escrito, e que contei aos participantes de nosso curso em 15 de Novembro. Hoje a transcrevo aqui :






Num tempo em que se perde na poeira da memória, havia um homem muito rico cujo desejo maior era dar de presente a seu rei - por quem nutria uma admiração profunda por suas qualidades pessoais - algo de que fosse importante, valioso, digno de um rei, e que pudesse representar todo esse seu sentimento de admiração.

Após pensar durante um longo tempo, e sem nada decidir, resolveu o rico súdito correr mundo a procura de pessoas sábias que pudessem ajudá-lo a escolher o real presente,uma vez que no reino onde morava nada havia conseguido.

Andou, procurou, perguntou, conversou com todos os homens e mulheres sábias dos lugares por onde peregrinou , mas sem qualquer sucesso. As sugestões que lhes eram dadas- por mais pomposas ou originais que fossem- não satisfaziam seus anseios,e nem estavam a altura da soberana figura. Uma grande tristeza começou a abatê-lo.

O desânimo e a desesperança tomavam conta de seu coração envelhecido e cansado pela busca inútil. Decidido a desistir e retornar a seu país, um dia foi supreendido pela notícia de que ainda havia um sábio muito velhinho e solitário que se recolhera no alto de uma montanha distante, mas que ainda não havia sido por ele consultado.

Com ânimo recobrado meteu-se o rico homem pelos caminhos mais árduos em busca do tal eremita. "Quem sabe finalmente obtenho a tão procurada resposta" pensava ele enquanto enfrentava toda sorte de desafios para alcançar o cume da indicada montanha.

Depois de muito caminhar e subir chegou finalmente à choupana onde vivia o tal eremita, que para sua surpresa falou-lhe com voz doce e calma :" Há algum tempo esperava por ti.Tenho a solução para a tua dúvida: deves dar a teu rei um anel."

Neste momento homem explodiu com grande indignação: " Depois de correr o mundo , falar com inúmeros sábios e sábias, ouvir as mais incríveis sugestões, percorrer este caminho árduo e íngrime, o senhor me diz que devo dar um anel para o meu rei ? Ele deve ter milhares de anéis, e não me daria ao trabalho de ofertar-lhe ainda mais um ...!" E continuou a despejar toda a sua ira e decepção.Falava, falava a mais não poder, enquanto o eremita calado olhava-o com calma e doçura...Até que silenciou-se.

O velho sábio então voltou-se para ele e disse, com o mesmo tom calmo e compreensivo: " Compreendo seus sentimentos, mas devo lhe dizer que este é um anel muito diferente, ...especial ! No seu interior você deverá mandar gravar a seguinte inscrição "ISTO TAMBÉM PASSA..."

O rico homem nada entendeu, e o sábio continuou : Em época de bonança, fartura, paz e grandes alegrias o Rei poderá olhar para seu anel e lembrar-se que nem sempre as coisas se manterão assim, e será cauteloso, predivente. E em épocas de guerras, doenças, grande tristeza e desamparo ele não irá de deixar abater , pois olhará para o seu anel e se lembrará que ISTO TAMBÉM PASSA... O rico homem , sem nada dizer, abraçou o ancião em sinal de agradecimento, e partiu.


Um beijo carinhoso, Betty



Sugestões originais para preparar e curtir o natal ? Visitem nossos outros blogs :



http://aprendizarteatelie.blogspot.com



http://bem-bolado-projetos.blogspot.com



http://feltro-la-pano-papel.blogspot.com

6 comentários:

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

Betty,

que bom ler agora "Isto também passa..." e me fazer lembrar que a usei em treinamento há tempos atrás... Gosto muito de usar estórias no meu trabalho e hoje, em particular, foi uma ótima lembrança!
Grande abraço e até!

Dezembro chegando...

Beijos

*****

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Betty, já deixei os meus sinceros parabéns noutro espaço teu, mas deixo mais uma vez, desejando que tudo de bom te aconteça!
Muitas felicidades, na companhia dos teus... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

luis lourenço disse...

que seja muito feliz...neste dia especial de anivrsária que a nossa linda eterna apaixonada lembrou com muita ternura...

um garnde abraço de felicidades pra si..

luis lourenço disse...

errata:

de aniversário...

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

Querida Betty,

que seu dia tenha sido muito especial, junto aos seus!

Se não voltou ao blog, passe lá para receber um poema presente da amiga Elvira.

Quando o li o sorriso foi de ponta a ponta... Parece que ela "escutou" nossa "conversa"... risos
Você entenderá logo que ler...
É um poema para sagitariana mesmo!

Que Deus a abençoe e tenha uma linda semana!

Beijos

*****

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER disse...

Oi Betty esse texto me chmou atençao e inclusive el esta no meu blog ate dedicado a duas pessoas especiais pelo momento que estao vivendo....Vc viu que ele foi mencionado na novela Caminho das Indias por ser um conto de tradiao da India...Entao hj estou um pouco triste Mas...como tudo isso tambem passa. Bjim Parabens