terça-feira

Sugestões de Livros pra turma da 6º ano ...

Recebi um pedido muito legal, e venho compartilhar com todos os nossos visitantes : A Krika e a Gé do blog http://projetoseideias.zip.net pediram dicas e sugestões para trabalhar leitura com a turma do 6º ano ( pelas minha contas devem ter entre 11 e 12 anos ).

A estas alturas a turminha deve ter tido a oportunidade de ter adquirido uma certa bagagem literária caso tenham sido suficientemente estimulados para isto -tanto na escola como, e principalmente em casa.
Os MITOS exercem grande fascínio nesta época ( e de todas as partes do mundo) ; as histórias de HERÓIS , as narrativas de viagem , e as histórias verídicas.
Na verdade, dependendo de como apresentamos aos leitores, praticamente todo livro é ou pode se tornar...FAN-TÁS-TI-CO !!! As fotos de livros que enriquecem estas postagens são um exemplo disto...
As minha escolhas levaram em conta o conteúdo e as ilustrações (Lúcia Hiratsuka, por exemplo e Ricardo Azevedo).

Um pouco de humor nunca é demais, e conhecer a nossa cultura também não por isso escolhi obras do Ricardo Azevedo.
Quantos aos versos e poemas: se a poesia foi trabalhada de tal forma que despertou a sensibilidade e o gosto por ela...De qualquer forma, temos muitas opções ( Drummond, Quintana, Vinícius, etc) e podemos lançar mão de músicas da MPB que apresentam poesias de altíssima qualidade ( Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque,Tom Jobim , Caymmi entre muitos outros).

Espero ter contribuido um pouquinho, e vou aguardar notícias sobre esta nossa "conversa" .

Com carinho, Betty

Em Tempo:Contos de Enganar a Morte e No meio da Noite Escura... são do Ricardo Azevedo - Ed. Ática.

A Hist. de Mukashi e Contos da Montanha são livros lindíssimos ilustrados pela Lucia Hiratsuka ( www.luciahiratsuka.com.br vale a pena conhecer o site )

O Homem que contava Histórias e Verso e Reverso ( Rosane Pamplona), Quando as Cores Foram Proibidas(Monika Feth), Sonhos Fantáticos ( Colin Thompson) são da Brinque Book (vale a pena visitar o site deles).

Boa leitura !!!

4 comentários:

Projetos e Ideias disse...

Nossa!!! Adorei as dicas!!!!!!Maravilhosas!!!
Obrigada, viu?!
Bjs
Gessica
http://projetoseideias.zip.net

krika disse...

Maravilhosas dicas, também amei, gosto muito de Ricardo Azevedo. Ano passado ele gentilmente me enviou alguns de seus livros para o meu projeto de leitura....
Betth,com esta nova nomeclatura de anos escolares o 6º ano básico corresponde a 5ª série do ensino fundamental.... A idade é esta mesma, de 11 anos.
Obrigada pelas dicas!

Luana disse...

Adorei o blog, estou explorando novos blogs. Sou professora de português e estou cursando a pedagogia para lecionar no ensino infantil. Conheço alguns desses livros muito bons mesmo.

Abraços

krika disse...

Gratíssima Betty por visitar a Torre e projetos e ideias...que bom, você nos linkou, legal!