domingo

Caça aos Ovos de Páscoa...comece a preparar....

Quem tem crianças em casa sabe que a Páscoa não é a Páscoa sem uma genuína caça aos ovos! Para além de ser uma atividade súper divertida para animar a pequenada no Dia de Páscoa, é também muito fácil de organizar e preparar!

Os convites

Aguce o apetite dos seus filhos ao criar um pequeno cartão de Páscoa – em cartolina, no formato de um ovo, por exemplo – onde comunica que vai haver uma caça aos ovos no fim de semana da Páscoa. Surpreenda-os e deixe o cartão no seu lugar à mesa antes do jantar ou do pequeno-almoço. Se quer convidar familiares e amigos, crie convites semelhantes juntamente com os miúdos e enviem por correio ou entreguem em mão com o máximo de antecedência possível.

Decorar os ovos

Os ovos são a estrela desta caça, por isso, vai precisar de pelo menos 10 por criança – pode optar entre os tradicionais ovos cozidos que são depois decorados de mil e uma formas, pode adquirir ovos de plástico coloridos ou então usar ambos. Pode pintar os ovos previamente, em conjunto com as crianças ou surpreendê-las com as suas próprias obras de arte. No que toca aos ovos de plástico, pode escolher aqueles modelos que podem ser abertos e que são perfeitos para esconder uma surpresa de Páscoa adicional – míni ovos de chocolate, um pequeno brinquedo alusivo à quadra ou uma dica sobre o paradeiro de outros ovos de Páscoa!

Preparar os cestos

Para poderem apanhar os ovos que descobrirem durante a caça da Páscoa, as crianças vão precisar de um recipiente e o mais indicado é, sem dúvida, um cesto com uma boa pega. Nesta altura do ano, facilmente encontra cestos do género a baixo custo: pode torná-los mais apelativos, personalizando-os com etiquetas onde coloca o nome de cada criança que irá participar na caça aos ovos da Páscoa e/ou pintando cada cesto numa cor diferente com tinta em spray. Para finalizar, ate uma fita colorida a cada cesto. Outra boa atividade para fazer com as crianças antes do grande dia da caça!

Esconder os ovos de Páscoa

Idealmente, uma caça aos ovos da Páscoa deve realizar-se ao ar livre, no jardim de casa, por exemplo. Se estiver bom tempo, o seu sucesso será garantido, mas tenha sempre um plano B, pois, se as condições meteorológicas não o permitirem, terá de realizar a caça aos ovos da Páscoa dentro de casa. 

Nesse caso, saiba de antemão a que divisões da casa quer limitar a caça, escolhendo aquelas onde as crianças possam andar à vontade, em segurança e sem o risco de partir alguma coisa. À medida que vai escondendo os ovos de Páscoa, anote todos os esconderijos numa lista para que nenhum ovo fique esquecido!

1,2,3… partida!

Tenha um ponto de partida, de onde todas as crianças vão sair à hora da caça aos ovos de Páscoa e decore-a com fitas, balões e até alguma sinalética gira. Pode ainda afixar setas ou sinais com pequenas dicas sobre o esconderijo dos ovos, espalhadas pelo recinto reservado à caça. Se, durante a caça aos ovos de Páscoa, verificar que existem crianças com dificuldade em encontrar ovos, dê-lhes algumas pistas e mantenha todos na corrida!

Os tesouros encontrados

Depois de encontrados todos os ovos da Páscoa, aproveite para tirar algumas fotos das crianças com os seus tesouros – pode até criar um pequeno cenário alusiva à Páscoa para tornar as fotografias mais memoráveis. Se houver tempo e disponibilidade, tenha já preparada uma mesa com lápis de pintar, brilhantes, autocolantes e outros materiais decorativos, assim como uma caixa de ovos vazia para cada criança (vá colecionando com antecedência) para que cada uma possa decorar a sua e depois transportar os ovos de Páscoa para casa em segurança. Assim, os cestos podem ser guardados para a caça aos ovos do próximo ano! Uma tradição a manter…
Feliz Páscoa e boa caçada!

Nenhum comentário: